quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Doenças mais comuns em filhotes


Hoje em dia, a informação que temos sobre o cuidado com os nossos animais de estimação são muito maiores do que 20 anos atrás, por exemplo.
Havia uma época em que quando o cachorro era diagnosticado com a escabiose (ou sarna) a orientação era deixa – lo na “natureza” porque ele se curaria sozinho. Bem, hoje sabemos que a realidade é extremamente oposta e que problemas com a escabiose, além de contagiosa, é muito dolorosa para o animal.
Mas mesmo com essas informações nos faltam conhecimento dos cuidados que necessitamos ao adotarmos aquele filhote tão fofo, pelo qual você se apaixonou a primeira vista.
O grande alerta que venho trazer é que talvez essa falta de informação possa trazer o mais novo membro da família, tão amado, a morte.

Doenças que ameaçam seu filhote

Como são varias doenças e, para cada animal há sintomas e reações diferentes, trago a vocês a mais importante sobre os filhotes de cachorros. Então vamos lá:

Virose

Uma das doenças mais interessantes é a virose, que também pode atingir cães adultos, mas é mortal para os queridos filhotes. Sendo um dos principais responsáveis pela morte destes, deixando bem claro que este tipo de virose não contagia seres humanos.
E porque precisa-se do cuidado com a virose? Bom, os animais infectados por esta virose contaminam o local onde urinam e/ou fazem fezes.
E o grande perigo é que, mesmo depois de limpo e até mesmo sendo feito a desinfecção do ambiente, ainda há riscos de contaminação, pois o vírus em questão consegue sobreviver por um ano no ambiente sem um hospedeiro.
Por isso a importância de aplicar todas as vacinações no seu filhote antes de deixa – lo entrar em contato com o exterior ou com outros cachorros.

Pavovirose

Outro grande risco para os filhotes é a Pavovirose, responsável por 80% das mortes de filhotes. Tem como sintomas febre, apatia, perda de apetite, vômitos e diarreia.
A diarreia libera as fezes com muito sangue e desidrata o filhote, precisando de tratamento imediato, por ser uma doença de sintomas violentos e inesperados.
O tratamento, assim como em outras viroses, tende a durar 12 dias no qual ficará incubado. Depois do tratamento, o filhote terá imunidade da Pavovirose por algum tempo, mas tendo que deixar bem claro que não são altas as chances do filhote sobreviver. Não se esquecendo da importância da vacinação, mesmo com o êxito do tratamento, durante toda a vida do cachorro.
Mas antes de qualquer precipitação, o diagnóstico deverá ser realizado em laboratórios, já que muitas outras verminoses e intoxicações podem ser confundidas com Pavovirose.

O importante mesmo é ter cuidado

Como eu disse anteriormente, existem muitas outras doenças, e quando trazemos para o nosso lar a vida de um animal, é de nossa responsabilidade que este animal seja saudável e feliz.
Por isso o mais recomendado é que, ao levar seu filhote para casa, já providencie todas as vacinas e siga as datas religiosamente para evitar o sofrimento do seu novo companheiro e, também, o seu de se preocupar com o bem estar dele.

 Mas é claro, no caso de qualquer sintoma estranho, o diagnóstico por um profissional, de confiança, é o mais indicado para essas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário