quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Yorkshire Terrier

“Yorkshire, homenagem ao maior condado histórico da Inglaterra, sua terra de origem.”

História
Existem duas histórias ao seu respeito. A primeira que foi trazido por escoceses tecelões para Inglaterra no fim do século 19. A segunda é que sua origem vem de uma mistura proposital de Terrier, que os ingleses desenvolveram afim de um cão de caça e esses são: Airedale Terrier, Skye Terrier, Dandie Dinmont e Maltes.
O fato é que os ingleses precisavam desenvolver uma raça que fosse esperto e determinado, por terem grandes problemas com ratos nas minas, e em 1800 desenvolveram um caçador para diminuição dos roedores, chamado Scotch.
Em 1880, o Yorkie chegou na America, foi um sucesso total, mas já existiam tamanhos muito variados, descaracterizando a sua linhagem, e esses exemplares antigos chegaram a pesar seis quilos e meio. Por volta de 1930, os europeus decidiram diminuir o tamanho deles deixando os Yorkies mais leves.
O Yorkshire conquistou o mundo, de cão caçador de ratos direto para colo de madame, elas o carregavam em suas bolsas, tornado o favorito das mulheres da corte inglesa, ganhando o título de melhor companhia.
Logo quando os ingleses criaram o Yorkshire, devido a mistura de genética eles achavam que sua raça seria fraca e frágil, que não permitiria durar muito tempo. E para provar como eles estavam enganados o Yorkshire é a segunda raça mais popular do mundo.

Característica do Yorkshire
É muito fácil identificar as características do Yorkie. É um cão de pequeno porte, medindo por volta de vinte e três centímetros. Seu corpo é bem compacto, pesando em média de três quilos, com expectativa de vida de doze a quinze anos.
A pelagem é longa (tão longa que chega ao chão), sedosa, fina, brilhante e abundante. Quando adultos seus pelos são repartidos ao meio da coluna, deixando caídos sobre o corpo de modelo retangular. De cor azul aço e fulvo, o mais popular cinza e dourado. Sendo dourado na cabeça, patas e traseira, deixando o cinza mais escuro para o tronco, porém alguns deles são cinza mais prateados, que também faz parte da raça. Essa cor da pelagem, de acordo com a idade e com o cio das fêmeas mudam o tom da cor deixando- a mais clara.
De cabeça delicada, olhos amendoados, focinho de comprimento médio, fino e orelhas pequenas, triangulares, eretas formando um “V”. Alguns deles nascem com orelha caídas, mais isso também é pertencente a raça, não quer dizer que o cãozinho seja fora do padrão.
A calda geralmente é cortada entre três a cinco dias de nascido, é deixada pelo menos um terço do tamanho normal.

Personalidade e Comportamento do Yorkshire Terrier
Como um bom Terrier, goza de características peculiares como energético, aventureiro, sem medir tamanho e nem distância. Estão sempre procurando novidades e encrencas. Precisam de uma liderança gentil, saber que existe um guia, para que não fiquem teimosos. Sabem exatamente o que é um não.
O Yorkie é muito inteligente, aprende rápido, fácil de treinar. E muito leal ao dono. Seu apego é mediano, mas quando querem atenção da família não gostam de ser ignorados.
É uma raça dócil, não tendo facilidade para se irritar, e quando se irritam saem de perto de fininho para ninguém mais o incomodar.
Amigável com estranhos, se dão bem com outros cães, com gatos e também com crianças, porem late muito caso se sinta ameaçado.
Sua personalidade depende muito da família, se a família é agitada, o Yorkie é agitado, se a família é calma, o Yorkie é calmo.

Os primeiros passos: Filhotes
Nascem de pelos preto com pintinhas douradas, suas madeixas claras aparecem melhor de acordo com o crescimento, se mostrando completa na fase adulta. Desde de bebês são cheios de atitude, brincam, fazem buracos, gostam de latir. São atentos, respondem rápido ao aprendizado do treinamento. E são bem tímidos aos estranhos.

Tipos de cuidados com o Yorkshire
Devido a ser um cão frágil, e muito aventureiro, tem que haver um cuidado em brincadeiras bruscas, evitando quedas, abocanhadas de outros cães, pois é uma raça delicada.
Outra observação a ser feita é com o tempo do Yorkie no colo, não é bom por alguns motivos: Um que não faz bem a coluna, o certo é deixa- ló caminhar, erguer as vertebras colocando- as no lugar. Dois, ficar no colo dar- se uma superproteção ao cão, assim ele será um mimado, podendo latir com aproximação de pessoas não tão intimas a ele. Três, o colo inibe o relacionamento dele com outros cães, deixando de desenvolver divisão de espaço, não traz benefícios psicológicos para ele.
Por sua pelagem ser longa acumula sujeira, e o fato do Yorkie se coçar vai fazendo uns nós no pelo, com essas observações o indicado é escovar todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana. Seu banho pode ser em casa mesmo e melhor que seja pelo menos uma vezes por semana. A tosa é melhor que seja feito por um profissional tanto na estética, como proteção de sua pele, como o Yorkshire não tem subpelo, não pode ser cortado muito curto e tem baixa resistência ao frio.
Cortar o pelo da cabeça, ou prender com uma fita, evita irritações nos olhos. Outro cuidado é com o pelo da boca, tanto ajuda na hora da alimentação com ajuda a não ter infecções.
Suas unhas também é melhor que um profissional corte, pois tem uma carne muito sensível debaixo dela, se cortar errado pode ferir o cão.
Procurar sempre alimentar o necessário, mantendo em forma, evitando engordar, a quantia necessária é de ½ a ¾ xicara de ração. É necessário saber o que ele ingere, pois seu aparelho digestivo é delicado.
Tem tendências a desenvolver cárie nos dentes, aconselha- se uma escovação diária, sem creme dental, mas para evitar que fique sem os dentes ainda na juventude, é sempre bom ter um acompanhamento do veterinário.

Saúde e Tratamento
O Yorkshire costuma ter dupla dentição, é normal em raças de pequeno porte. Isso acontece porque seus dentes de leite não caem e nasce o dente permanente em cima tentando ocupar o mesmo espaço. O problema está no que ocasiona, como a gengivite, tártaro e mau hálito.
Para tentar resolver isso de uma forma caseira é indicado estimular brincadeiras com ossos recreativos, ou brinquedos que estimule o cão puxar como cabo de guerra. Caso a dentição de leite não caia depois de um ano, busque um profissional para indicar o procedimento, geralmente a remoção da dentição de leite através de cirurgia.
Outra fragilidade que o Yorkie costuma ter é problemas nas articulações posteriores, não se sabe a causa, é bom sempre ficar em observação e procurar o médico veterinário, caso aconteça.

Nadador nato é o Yorkshire
É de surpreender como um bichinho tão pequeno e tão danado ao ponto de ser apaixonado por água. É muita fofura!
Os Yorkies adoram água, adoram nadar. No começo pode ser que eles tenham medo, mas vão se soltando aos poucos, muitas vezes com estímulos de outros Yorkies mais experientes no assunto, ou através de seu dono. Eles vão devagarinho no seu tempo, pode ser que comecem brincando com a água, ou pode ser que de repente seja mais ousado e caia na água. Tudo tem que partir dele.
Mas o importante é ressaltar que existem perigos nessa brincadeira, de nenhuma forma cães podem ficar sozinhos, sem observação dentro da água, seja ela piscina, cachoeira, lago, mar...
Lembrando que podem acontecer deles ter uma cãibra ou uma estafa muscular enquanto eles estão dentro da água, podendo até mesmo não saber sair.
Outro lembrete muito importante é, nunca force o Yorkie a entrar na água, nunca jogue um filhote na água, pode traumatiza- ló, deixe- o ir no tempo dele, ele saberá a hora certa de mergulhar.
Curiosidades
O Yorkishire está na vigésima sétima posição no ranking das raças mais inteligentes do mundo. É um cão que precisa de quinze a vinte repetições das tarefas até elas serem compreendidas. Depois que aprende os comandos é bem obediente. A diferença entre eles e os melhores cães é o tempo de resposta do comando quando estão aprendendo.
Muita gente tem interesse no cãozinho, mas sempre ficam na dúvida se é a raça ideal para família delas, então a dica é: É uma raça que interage muito bem com todo tipo crianças, desde que na hora da brincadeira ambos sejam supervisionados por alguém responsável, pois o Yorkie é bem delicado e seus pelos longos podem também ser machucados. Outra dica é que ele é fácil de adaptar em ambientes pequenos como apartamentos, pelo seu tamanho, não irá se sentir mal acomodado. E um detalhe importante para quem mora sozinha e deseja um Yorkshire como companhia, ele é um cão que pode ficar sozinho em casa, não faz bagunça e nem destrói nada, é uma raça calminha, com tanto que deixe a água e a comida ao seu alcance, fica tudo bem.
Existem dois mitos sobre o Yorkie que causa dúvida nas pessoas que desejam cria- ló: O latir muito e soltar pelo. O Yorkshire não late muito, ele late o necessário quando ao o incomoda. E quanto a sua pelagem, apesar de ser longa, não cai com facilidade, e os que vão soltando em seu processo natural, geralmente fica entrelaçado nas pontas do pelos que arrastam no chão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário