quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Shih Tzu


“Significado: Cão sagrado.”

História

Oriundo da Tibet, no século 17. Sua real origem ninguém sabe, existe uma lenda sobre os ancestrais do Shih tzu. O que realmente se sabe é que a raça de hoje foi desenvolvida na China e que durante a dinastia Ming ele pertencia a família real e a pessoas importantes, era valorizado pelos chineses. Nesse tempo, em 1928, houve uma sequência de ataque ao império Chinês e os cão foram perdidos. Mesmo com a China não querendo saídas desse cãozinho, alguns exemplares foram parar na Europa e de lá durante a segunda guerra mundial foi levado pelos soldados para América
Na época, ele não tinha o nome da raça definida, o nome de apresentação eram Lhasa Terrier, Tibetan Poodle, Caniche Tibetano, mas assim estava prejudicando criadores, historiadores virando uma enorme confusão. Cada um queria expor com um nome e de um jeito. Ele era conhecido como o cão leão e passou a espalhada pelo mundo começando com a Inglaterra, a Rainha Maud deu de presente para duquesa de York, no qual, também fizeram agrupamento entre o Lhasa Apso e o Shih Tzu. Mais
Em 1934, a TibetanBreeAssociation diferenciou e definiu as raças. Tanto o Shih tzu como Lhasa. O Lhasa tem como característica o focinho mais longo que o Shih tzu e é um diferencial mais básico. Ainda no mesmo ano o Kennel Club da Inglaterra, foi o primeiro a reconhecer a raça.
Depois em 1952, foi autorizado mais um cruzamento entre o Shih tzu e o Pequinês para fazer uns ajustes na raça, e nunca mais foi permitido.
Os cãozinhos que foi levado para o Estados Unidos, pós segunda guerra mundial, se deram muito bem na Europa, só vinte anos depois foi reconhecida pelo American Kennel Club, fazendo parte do grupo dos toys, tornado- se extremamente popular na década de 60.
Já no Brasil foi trazido pelo criador Denis Duveer, em 1966. Atualmente conhecido com uma das raças de colo mais popular, segundo o SEBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia Independente) o crescimento do número de popularidade só cresce.

Características do Sih Tzu
Cabeça de leão, dorso de urso, patas de camelo, orelhas de folhas de palmeiras, dentes de arroz, língua de pétala, calda que parece um espanador e deve se movimentar como um peixe dourado. Já viu um desses por aí? Por que esse é o Shih Tzu. Dono de uma beleza encantadora.
De pequeno porte, seu tamanho em média de 26,7 centímetros, pesando 4,5 Kg a 8 kg. Com nível baixo de energia, suas expectativa de vida é entre 10 a 16 anos.
O Shih Tzu tem uma pelagem abundante e longa, permitindo variações de cores. Sendo os mais preferidos os que tem a calda e o topete branco. Quando adulto seu sobpelo deixa os pelos de cima mais vistosos.
A cor da raça muda de acordo com o seu crescimento, ressaltando que não é fácil definir sua cor adulta, essa mudança ocorre pela quantidade de genes que controlam essa combinação.
A classificação pode ser verificada através do pigmento de pele, no contorno dos olhos, focinho e lábios, que são chamados de alíneas.
Com as alíneas de cor fígado, são nos exemplares chocolate. Alíneas azuis meio acinzentado, no exemplares azuis. E alíneas pretas, em todas as cores de exemplares, entrando dourados, pretos brindle e vermelho.
A cor da pelagem podem ser sólidas, particolores e tricolores. No sólido alguns poder ter alguns traços da cor branca no peito, patas e barriga. E nos particolores encontra- se a calda e topete branco. Apesar da pelagem longa o pelo não cai.
O Shih Tzu tem uma cana nasal curta, olhos grandes e redondos, orelhas cobertas por pelos que vai até as patas dianteiras. Tem uma boa estrutura corporal, contudo, não é de grandes passeios, é uma raça que cansa fácil. Calda longa e bem alta empinada para cima. Dentição justa, com pouco espaço podendo nascer dentes irregulares, devido a falta de espaço na boca.


Personalidade e Comportamento do Shih Tzu
Cão dócil, calmo, cheio de personalidade. Indicado para toda família, se adapta bem a crianças por ser brincalhão e para os idosos, é um verdadeiro companheiro.
Não se incomoda em ficar sozinho, gosta de ter um tempo só pra ele, não é um cão dependente e com nível baixo de carência.
Quando passa muito tempo sozinho faz uma grande festa ao ver seus donos e gosta de ser mimado no colo. Querem participar de tudo, uma das suas diversões é seguir o dono pela casa, se mantendo ativo.
Gosta de brinca em jardins e pequenos passeios pelos campos. É mais adequado para espaços pequenos.
São sempre alegres, gostam de brincar bastante. Servem também de alerta, só tento o costume de latir quando algo o incomoda.
O Shih Tzu é sociável com outras raças e outros bichos como o gato.
É uma raça com um bom nível de obediência e higiene, aprende rápido o local certo de fazer necessidades, não misturando com o local de dormir. Dono de uma atenção fenomenal, o esperto aprende rapidinho onde se guarda brinquedos e petiscos. E muitas vezes sabe se virar sozinho.


Shih Tzu Americano X Shih Tzu Europeu
O Shih Tuz Americano tem pernas maiores e as patas dianteiras são mais alinhadas ao corpo deixando os ombros para frente. O peito é pequeno e a cabeça menor e quadrada.
Já o Shih Tzu Europeu as patas dianteiras são menores parecendo que estão dobradas, ocasionado ombros um pouco inclinado para trás. O peito é largo e vistoso.
Seus olhos são grandes e expressivo. Com a cabeça redonda e maior deixando o pescoço curto.

Tipos de cuidados com o Shih Tzu
Devido ao longo pelo o Shih Tzu teve ser acostumado a escova- ló 15 minutos diários, para que não aja problemas com nó e para deixar seu pelo brilhante e sedoso. Essa obrigação diária deve ser tratada com carinho e paciência, tem que ser uma ação prazerosa pro cãozinho. Essa é uma ação única entre o dono e o Shih Tzu, é importante que saiba conduz para não deixa ele estressado.
Com banhos semanais é indicado shampoo e condicionador de boa qualidade para facilitar o processo de pentear o pelo, secando bem até a raiz para não adquire problemas de pele como as dermatites.
É aconselhável uma hidratação de vez em quando nos pelos feita em pet shop, para ajudar na manutenção dos pelos. E para dias mais quentes é indicado tosa filhote, que é corte mais curto evitando o calor demasiado.
Para evitar inflamações no ouvido é necessário uma limpeza semanal, de preferência com os produtos próprios, é importante ter informações corretas para não fazer o procedimento errado e ferir o cão, e como ele tem muito pelo dentro da orelha é necessário a retirada deles para não ter um acumulo de sujeira e causar inflamações.
As unhas devem ser cortadas e lixada mensalmente, de preferência por profissionais, para que não corte nenhum vaso sanguíneo, pois se acontecer leva a hemorragia.
Os olhos do Shih Tzu são bem grandes e cheios de pelo aos redores, é necessário uma higiene diária, e prender o topete para que seus pelos não fiquem entrando no olho.Como o focinho é pequeno tem que ficar de alerta com os passeios, pois qualquer coisa pontiaguda pode entrar no olhos dele.

Saúde e Tratamentos
Devido ao focinho curto o Shih Tzu ter problemas respiratório, podendo ser graves ou não. Tem apneia, ronca, espirra e infecções. Tende a ter otite por má higiene no ouvido e obesidade por fazer pouca caminhada. Alguns deles podem ter coprofagia (comer cocô).

Fêmea
São donas de uma delicadeza sem fim. As fêmeas são mais agitadas que os machos, entram no cio uma vez por ano, é uma excelente mãe, faz um parto tranquilo, cuida bem de seus filhotes que chega a adotar os filhotes de outra raça cuidando como fosse eu até o desmame. A média da ninhada é de 3 a 6 filhotes.
É preciso que a mãe de Shih Tzu seja tosada, para que não embole sua pelagem na hora da amamentação.

Mitos e Lendas
Segundo historiadores, o Shis Tzu veio para lutar a favor do amor proibido. Entre uma princesa chinesa e um príncipe tibetano. Como eram impedidos de casar por causa da diferença dos povos, resolveram misturar o Pequinês o representante da China, como o Lhasa Apso o representante da Tibet. Assim surgiu o Shih Tzu, simbolizando o melhor das duas culturas e o amor. Dizem que os primeiros exemplares foi presente do Dalai Lama ao Imperado da China. E para os Tibetanos o Shis Tzu é um cão sagrado.

Curiosidades
Não existe uma linhagem mini Shih Tzu, esse exemplares foram criados fora do padrão e geralmente nascem com problemas de saúde.
A pelagem do Shih Tzu é uma pelagem curiosa, nos dia de primavera e verão a cor fica mais clara que no outono e inverno.
Uma dica de fácil manutenção, antes de escova- ló, faça uma mistura de creme canino com água e passe nos pelos para facilitar o desmanche dos nós.
Segundo as pesquisas, o Shih Tzu é uma das raças mais antigas do mundo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário